REPRODUTORES ÁUDIO-GUIA

reprodutores audioguia
Audioguia av100

Áudio-guia AV100

av100

Audioguia av120

Áudio-guia AV120

Audioguia ag75

Áudio-guia AG75

Audioguia ag85

Áudio-guia AG85

Audioguia ag95

Áudio-guia AG95

Audioguia ag25

Áudio-guia AG35

Audioguia ag35

Áudio-guia AG35

Audioguia ag45

Áudio-guia AG45

Audioguia ag55

Áudio-guia AG55



PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE É UM AUDIOGUIA?

Um audioguia é um dispositivo leitor de áudio que permite fazer um passeio turístico ou museológico de forma autónoma, sem a necessidade de um guia local ou informador.

Nota: Os audioguias são a solução oposta dos sistemas de radioguia utilizados pelos guias, compostos por um transmissor sem fios, com microfone, e vários recetores com auscultadores para os utilizadores. Visite a página de radioguias para saber mais sobre eles. radioguias 

COMO SE USA UM AUDIOGUIA?

Na memória do dispositivo audioguia estão armazenados todos os áudios descritivos relativos às diferentes etapas do percurso que o utilizador vai fazer de forma autónoma, sem guia. Quando o visitante chega a um dos pontos de interesse, deverá reproduzir o áudio atribuído a essa paragem. A paragem pode ser, por exemplo, um monumento, um edifício de interesse, uma vitrine, um quadro...

Os audioguias são utilizados na maioria dos passeios sem auscultadores, ouvindo os áudios através do altifalante interno incorporado no leitor de audioguia, para ouvir os áudios com som ambiente. Nos lugares onde não se deve perturbar a paz existente, por exemplo, nos locais de culto, você pode limitar o volume máximo do audioguia. Além disso, quando se cobra ao visitante pelo seu uso, é comum limitar o volume máximo, para evitar que o mesmo dispositivo seja facilmente partilhado por vários utilizadores.

O uso de auscultadores é recomendado apenas quando é necessário que o utilizador tenha as 2 mãos livres durante o percurso.

No caso do utilizador usar o audioguia em áreas urbanas com tráfego, como por exemplo o centro da cidade, e ouvir os áudios enquanto anda, deverá usar um auricular mono. Não se deve usar auscultadores para evitar alhear-se do trânsito.

Os auscultadores podem ser usados com almofadas higiénicas.

Auscultadors modelo AGC
Almofadas higiénicas laváveis
mono-auscultador luna lu-02
Colar magnético

Os utilizadores com aparelho auditivo ou implante coclear ouvirão o audioguia com total clareza, usando o laço magnético (ver imagem) que cumpre com o padrão internacional IEC 60118-4, simbolizado pela letra T. Para isso, deverão ligar o laço magnético à porta de áudio do audioguia.



SINALIZAÇÃO

Habitualmente, e sempre que possível, as paragens de interesse do audioguia são indicadas ao visitante com um sinal que mostra o número de áudio a reproduzir nesse momento. O utilizador deverá marcar no teclado do audioguia o número de áudio e pressionar o botão PLAY para começar a locução. Em seguida, são apresentados exemplos de sinalização.  

sinal que mostra o número de áudio
sinal que mostra o número de áudio

Nos casos em que não é possível incluir sinalização nas paragens ao longo do percurso, por exemplo, num percurso exterior pelas ruas de um município, uma das alternativas mais utilizadas é entregar ao utilizador, juntamente com o audioguia, um pequeno plano ou tríptico, no qual se indicam as paragens do percurso e os correspondentes números dos áudios.

pequeno plano ou tríptico
 mapa da rota - áudios audio guia



AUDIOGUIAS EM VÁRIOS IDIOMAS

Quando o percurso do audioguia está disponível em vários idiomas, os áudios são agrupados por idiomas, e o utilizador deverá selecionar o idioma antes de começar o percurso (idioma 1, idioma 2, idioma 3, idioma 4...). Todos os idiomas disponíveis devem estar armazenados na memória do audioguia.

A mudança de idioma depende de cada modelo de audioguia. Normalmente, na maioria dos modelos, pressiona-se uma sequência de botões que o utilizador deve conhecer previamente. Outra opção é o audioguia dispor de um botão no teclado dedicado exclusivamente a mudar de idioma. Esta segunda opção simplifica a utilização por parte do visitante e agiliza o trabalho dos colaboradores. Devemos ter em mente que um dos objetivos que um guia de áudio deve cumprir é poder ser usado intuitivamente por idosos e crianças, sem a necessidade de explicações.  

audioguia disponível em vários idiomas

Quando se trata de numerar os áudios em cada um dos idiomas, é altamente recomendável que a numeração dos áudios para cada uma das paragens ao longo do percurso seja a mesma em todos os idiomas. Deste modo haverá apenas um número de áudio para cada ponto de interesse, independentemente do número de idiomas. Em caso contrário, a sinalização complica-se, já que cada ponto de interesse terá vários números, um número para cada idioma, como se mostra nos seguintes exemplos de sinalização. Esta solução é utilizada de forma muito pontual, quando o percurso assim o exigir.

exemplos de sinalização
exemplos de sinalização

VÁRIAS PERCURSOS NO MESMO AUDIOGUIA

Quando for necessário disponibilizar vários percursos no mesmo audioguia, existem 2 maneiras possíveis de implementar esta solução:

Opção 1

O primeiro percurso recorre aos primeiros idiomas disponíveis no audioguia. Por exemplo, se o primeiro percurso tem 4 idiomas, usará os idiomas 1, 2 3 e 4. O segundo percurso usará os idiomas disponíveis seguintes. Se o segundo percurso tem 3 idiomas, usará os idiomas 5, 6, e 7. No caso de existir um terceiro percurso, usará os idiomas 8, 9, 10...

Opção 2

Todos os percursos partilham os mesmos idiomas. O primeiro percurso utilizará os primeiros números de cada idioma. Por exemplo, se o primeiro percurso tem 18 áudios em cada idioma, os áudios numerados de 1 a 18 em cada idioma corresponderão ao primeiro percurso. Se o segundo percurso tem 11 áudios em cada idioma, os áudios numerados de 19 a 29 em cada idioma corresponderão ao segundo percurso. No caso de existir um terceiro percurso, serão utilizados os áudios numerados de 30 em diante, em cada um dos idiomas.